Dez Mandamentos da Área de Relacionamentos

Conselhos extraídos dos livros Homens São de Marte, Mulheres São de Vênus, de John Gray; Disciplina, Limite na Medida Certa, de Içami Tiba; Limites sem Trauma, de Tania Zagury; Decifrar Pessoas, de Jo-Ellan Dimitrius; Faça Amigos, de Andrew Matthews; e Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie

1. Antes de achar-se uma pessoa incompreendida, tente compreender aqueles que estão à sua volta.

2. Nunca deixe de ser verdadeiro consigo mesmo. Se as pessoas discordam de suas idéias ou de seu estilo de vida, o problema é delas, não seu.

3. As pessoas anseiam por reconhecimento. Se você optar por ver o lado positivo delas e as elogiar quando for adequado, elas se sentirão lisonjeadas, e você também sairá ganhando com isso.

4. Um relacionamento é como um pregão da bolsa: tanto pode estar em alta como em baixa. É ilusão achar que possa ser estável. Por isso, vale a pena se reciclar sempre, para manter a "eletricidade" da relação.

5. Os relacionamentos são uma via de mão dupla: para conviverem bem, as duas partes têm de ceder em alguns momentos. Um meio-caminho para o fim de um namoro ou casamento é quando só um dos parceiros impõe sua vontade.

6. Quando sentimentos negativos são reprimidos, sentimentos positivos ficam reprimidos também, e isso pode causar indiferença e até pôr a relação a perder.

7. Lembre-se sempre de que homens e mulheres são seres com profundas diferenças no modo de pensar e agir. As chances de sucesso numa relação são muito maiores quando se sabe interpretar os sinais emitidos pelo parceiro.

8. Os pais dão cada vez mais autonomia aos filhos, mas é preciso ensiná-los a assumir as responsabilidades que decorrem dessa liberdade. Por exemplo, delegando-lhes tarefas na administração da casa.

9. Um bom pai não é necessariamente o que convive com os filhos o tempo inteiro, e sim aquele que não se faz ausente nos momentos críticos. Uma boa metáfora é que os filhos são como carros de corrida e os pais, uma espécie de pit stop onde eles se abastecem.

10. Dizer às pessoas que elas estão erradas é uma ótima maneira de conquistar inimigos. Admitir que você está errado pode ser uma boa maneira de começar uma amizade.

M a r t h a
martha carrer cruz gabriel
www.martha.com.br
www.ociocriativo.com.br