Programe sua mente para aprender inglês

Fazendo Valer a Pena

Masaharu Taniguchi

Preencha cada momento de sua vida com pensamentos positivos em relação à humanidade...

O segredo para conquistar a felicidade é preencher a totalidade da nossa vida, em todos os momentos, com bons pensamentos em relação á humanidade e a todas as coisas. Penso que Goethe conhecia esse segredo.

No romance Hermann e Dorothea, há uma passagem na qual ele escreve:"Só o momento presente consagra a vida e todo destino do homem".

Ainda, ele escreve no livro Viagem à Itália: "Segundo minha descoberta, todas as pessoas que são verdadeiramente sábias chegaram a essa opinião e se apegam a ela, seja em escala maior ou menor, ou em diferente grau de flexibilidade. Ou seja, o momento presente é tudo".

Assim como as explosões ininterruptas do combustível do motor fazem o carro se movimentar, as explosões contínuas dos nossos pensamentos e sentimentos se transformam em atitudes e fazem o destino avançar.

Essa força explosiva do pensamento faz avançar o "carro do nosso destino" na direção em que giramos o volante do nosso pensamento.

Quem rouba gira o volante para o lado em que será roubado; quem dá esterça-o para o lado em que receberá; quem odeia, para o lado em que será odiado; quem ama, para o lado em que será amado -- a força que assim empenhamos está se voltando para nós, na mesma proporção.

Diz-se que o ser humano possui três direitos fundamentais: direito à vida,direito à liberdade, direito à felicidade. Sentimos a razão de viver quando esses três direitos não são violados.

A estruturação de nossa vida deve começar pelo cuidado em não usurpar do outro esses três direitos.

Quando asseguramos esses três direitos ao próximo, nós também temos esses direitos assegurados. Nós podemos usurpar do outro algum desses direitos e experimentar temporariamente o prazer de ser vencedor.

Porém, para conseguirmos isso, temos de tomar uma "taça amarga".

Não devemos ameaçar o direito à vida que o outro tem. Não devemos restringir a liberdade do outro. Não devemos roubar a felicidade alheia.

Esse é o princípio fundamental para estruturar uma vida feliz para nós.

Colaboração de Renato J.G.Filho