Como

Decisão tomada no passado

Devan Manharlal

Muitas vezes culpamo-nos por ter tomado uma decisão errada no passado.

Uma decisão é tomada na base de informação que temos a nossa disposição e sob influência de outros factores* que nos rodeiam naquele instante. Sendo assim, hoje podemos achar absurdo ou errada a decisão tomada no passado, mas não devemos esquecer que no momento em que foi tomada essa decisão os factores que influenciaram a mesma são diferentes dos fatores que temos hoje e que nos faz pensar o contrário. Assim, não devemo-nos culpar por uma decisão tomada no passado só porque hoje achamos que ela esta errada, E da mesma forma ao tomar uma decisão hoje, temos de admitir que esta decisão num momento diferente deste e com outros factores podia ser diferente. Mas claro neste momento e com os factores que temos a decisão certa é a que estamos a tomar.

Como escolher uma decisão perfeita? Esta pergunta se tivesse resposta todos estaríamos felizes na vida.

Como evitar que algum dia arrependemos da decisão tomada? É difícil controlar este sentimento, mas podemos evitar este tipo de pensamento de seguinte maneira:

Quando temos que tomar uma decisão quer dizer que temos duas ou mais opções e cada uma leva a caminhos diferentes. Ao escolher um caminho, tomamos uma decisão que naquele momento achamos certa e o que temos de fazer em diante é seguir o caminho escolhido e esquecer os outros caminhos possíveis. Na verdade o que faz nos arrepender da decisão tomada é: "se tivesse escolhido o outro caminho as coisas seriam diferentes".

Este pensamento surge num momento diferente do momento em que tomamos a decisão e claro os factores que influenciaram nestes dois momentos são diferentes e, hoje a informação disponível é mais rica que ontem, no mínimo hoje sabemos onde nos leva o caminho escolhido mas ontem quando tínhamos que tomar a decisão não sabíamos onde os dois caminhos iam dar nem os obstáculos que podíamos encontrar. Por isso não é correcto culpar-nos por uma decisão tomada no passado.

"Os fatores que podem influenciar uma decisão são vários, podendo ser possibilidade financeira, laços familiares, tempo e recursos disponíveis, pressão sobre o momento, ambiente em que se vive, responsabilidade pessoais, desejos, sonhos, ... cada um destes factores consegue influenciar directa ou indirectamente numa decisão."

Enviado por Devan Manharlal