Como

Jornada

Paulo Roberto Gaefke

Este é o começo de uma jornada que vai durar a vida inteira...

É assim a grande luta da vida, o combate que dura para sempre, seja contra o alcoolismo, contra o tabagismo, a obesidade, a anorexia, a bulimia, o gasto compulsivo, as más tendências, seja a de mentir, de adorar um fuxico, de contar vantagem, o orgulho, a vaidade excessiva, a inveja negativa, ou seja, todas as nossas inclinações para o vício demoram mais do que ao tempo que a maioria está disposta a gastar no combate.

Por isso muitos fracassam, o ex-fumante volta a fumar, o ex-alcoólatra escorrega no primeiro copo, o mentiroso conta uma mentirinha, o gastador não resiste a liquidação, o obeso ataca a geladeira depois de mais de 2 meses de dieta de esquimó, o bulímico volta a ter crises. O segredo está em não subestimar o inimigo, seja ele o menor dos vícios, para quem vive o problema é algo maior que a compreensão humana.

Se hoje é o dia que você decidiu exterminar o vício que te prende ao mesmo lugar de sempre, da bebida ao cigarro, da obesidade à anorexia, não importa, hoje você é o dono da sua vontade, é quem manda, mas tem que saber que começa uma longa jornada, que vai perdurar até o último suspiro da sua vida, por isso, não relaxe, não desdenhe o inimigo, esteja atento, incentive-se, descubra a sua capacidade de vencer, feche os ouvidos para os pessimistas que sempre vão duvidar de você. O mais importante é que você não duvide da sua capacidade.

Hoje, no inicio da sua luta, seja ela qual for, imagine-se subindo na bicicleta pela primeira vez sem rodinhas, seu pai lhe empurrou e você sentiu confiança, a primeira pedalada é tímida, medrosa, desequilibrada, mas depois, vem a segunda, a terceira, e você consegue equilibrar-se e descobre que o melhor da bicicleta é a sensação de poder que você começa a sentir e que nunca mais vai esquecer.

A vitória já é sua, é só acreditar.

Colaboração de Renato J.G.Filho