Rick Warren
Se você tem investido no mercado de ações, compreende o significado de “valorização”. Valorizar significa “elevar o valor”. Negócios saudáveis têm muitas formas de bens valorizáveis, mas a mais importante delas, em qualquer ramo, são as pessoas que nela trabalham. Todas as coisas se originam ou recaem sobre a liderança, mas o potencial das pessoas que seguem os líderes também é importante. Pessoas de qualidade produzem mercadorias e serviços de qualidade. Com a capacidade de valorizar seus empregados ou companheiros de trabalho cria-se uma empresa mais valorizada.
Como você valoriza aqueles que trabalham para você ou com você? Mostrando-lhes o seu apreço. Como? O melhor meio de investir em seu negócio é demonstrar a importância das pessoas que trabalham com você, reconhecendo sua contribuição para o sucesso da empresa.
Reconhecimento faz brotar o melhor em nós. Ele nos ajuda a aprender melhor e nos estimula a ser mais produtivos. William James, grande psicólogo, disse: “O princípio mais profundo na natureza humana é o anseio de ser reconhecido.” O célebre autor Mark Twain disse certa vez: “Um bom elogio me impulsiona por uns dois meses!”
A Bíblia tem muito a dizer sobre o valor de expressar reconhecimento. Por exemplo, ela diz: “…Animem-se uns aos outros e edifiquem-se uns aos outros” (I Tessalonicenses 5.11). O autor de Hebreus exorta seus leitores a: “Consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras… procuremos encorajar-nos uns aos outros” (10.24-25).
Empreendimentos de sucesso valorizam três coisas nas pessoas:
- Suas diferenças. Reconhece e valoriza a singularidade. Deus fez cada um de nós diferente por uma razão: a vida seria desinteressante e enfadonha se todos agíssemos da mesma maneira. Existe vigor na diversidade. Concentre-se em criar unidade sem forçar uniformidade.
- Sua confiança. Um ótimo momento para mostrar reconhecimento aos outros é quando eles permanecem ao seu lado durante tempos difíceis. Reconheça as pessoas com as quais você pode contar, especialmente quando está sob pressão.
- Seu esforço. Demonstre reconhecimento pelo que as pessoas fizeram quando deram o que tinham de melhor, se empenhando ao máximo, não importando qual tenha sido o resultado. Um “tapinha nas costas” produz melhor resultado que um chute.
Reconhecimento efetivo apresenta três características:
- É real – é preciso ser genuíno, vir do coração, não superficial ou manipulador.
- É identificável – deve ser expresso de forma clara e específica para que aquele a quem se destina sinta-se reconhecido.
- É constante – deve ser freqüente, não ser “armazenado” ou reservado para ocasiões ou propósitos especiais.
Ken Blanchard, popular escritor, locutor e autoridade em administração, diz: “Adote o hábito de surpreender as pessoas fazendo algo certo!” Quanto mais você demonstra reconhecimento pelas pessoas com quem trabalha, mais elas gostarão de você, de sua empresa e do trabalho que lhes é solicitado fazer. Pessoas que se sentem valorizadas e reconhecidas são mais alegres, mais produtivas e mais leais.
A propósito: reconhecimento não é algo que funciona apenas no seu negócio. Funciona também com seu cônjuge e seus filhos. Experimente. Eles irão gostar!
Texto de autoria de Rick Warren, autor do best-seller “The Purpose-Driven Life” (Uma Vida Com Propósito), traduzido em diversas línguas, e no qual analisa a importância de um propósito cuidadoso e claramente expresso para guiar a vida cotidiana. Tradução de Mércia Padovani.